165.00€

FAPLA - Baluarte da Paz em Angola / Pilier de la Paix en Angola / Bulwark of Peace in Angola * Fot. Carlos Henriques e Domingos Júnior

FAPLA    - Baluarte da Paz em Angola  / Pilier de la Paix en Angola    / Bulwark of Peace in Angola       * Fot. Carlos Henriques e Domingos Júnior

FAPLA : Baluarte da Paz em Angola
Pilier de la Paix en Angola
Bulwark of Peace in Angola

Fot. Carlos Henriques e Domingos Júnior

 
AUTOR(ES): Henriques Carlos, fotogr.; Domingos Júnior, fotogr.

PUBLICAÇÃO: [Luanda] : Departamento de Agitação e Propaganda da DPN/FAPLA [19--]

DESCR. FÍSICA: Enc. Editorial c/Sobrecapa;  250 p. : muit. il. ; 31 cm

NOTAS:

Álbum de grandes dimensões, editado pelo governo angolano e ilustrado com dezenas de fotografias a cores e a preto e branco.

Após a passagem do ELPA (Exército de Libertação Popular de Angola), fundado no Congo-Brazaville e que teve como primeiro comandante Manuel dos Santos Lima (foi o primeiro oficial negro do exército colonial), para as FAPLA, muito há para contar sobre o braço armado do movimento fundado por Mário Pinto de Andrade e liderado durante grande parte do tempo da luta armada por Agostinho Neto, que faleceu em Setembro de 1979.

Aborda a história das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), o exército do MPLA, desde a sua fundação, passando pelo processo de descolonização, a guerra civil em 1975/76, com a intervenção cubana e sul africana, culminado com a derrota da FNLA e UNITA e a retirada dos seus aliados, Zaire, África do Sul, China, mercenários e CIA.

Aborda também a reorganização das FAPLA após 1976 e a guerra contra a UNITA, que durou até 1992.

É um importante documento sobre a guerra em Angola.

Comentários
Pesquisa Rápida
 Pesquisa Avançada
Informação de Autor
Outros Autores
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
osCommerce