35.00€

CONTRA-INSURREIÇÃO EM ÁFRICA 1961-1974 * O Modo Português De Fazer A Guerra * John P. Cann * 1998

CONTRA-INSURREIÇÃO EM ÁFRICA  1961-1974      *     O Modo Português De Fazer A Guerra     *    John P. Cann    *     1998

CONTRA-INSURREIÇÃO EM ÁFRICA  1961-1974

O Modo Português De Fazer A Guerra

John P. Cann

Tradução de Ana Dias Dinorah Ferreira

1ª Edição

PUBLICAÇÃO: S. Pedro do Estoril : Atena, 1998

DESCR. FÍSICA:Br.; 265 p. : il. ; 24 cm

NOTAS: Tít. orig.: Counterinsurgency in Africa : the portuguese way of war, 1961-1974

BIBLIOGRAFIA: Bibliografia, p. 257-264

Obs.: «Este estudo de John P.Cann é o primeiro relato completo das Campanhas de África feito em língua inglesa. O autor, que esteve colocado em Portugal no âmbito das suas funções como militar da NATO, interessou-se pelo "modo português de fazer a guerra", que permitiu a Portugal manter uma guerra em três frentes, a milhares de quilómetros do continente, durante treze anos. as soluções encontradas pelos militares portugueses devem, segundo o autor, servir de exemplo a outros paises que tenham de enfrentar situações semelhantes.»

Sinopse:

Portugal foi a primeira potência colonial a chegar a África e a última a sair. Enquanto outros estados europeus davam a independência às suas possessões africanas, Portugal decidiu ficar a lutar, apesar das poucas probabilidades de vir a ser bem sucedido. Constitui um feito notável que o tenha conseguido com êxito durante treze anos nas três frentes de Angola, Guiné e Moçambique, em especial para uma nação de recursos tão modestos. O Dr. Cann chama atenção para esta importante campanha de contra-guerrilha, ofuscada pelo envolvimento dos Estados Unidos no Vietname e hoje largamente esquecida pelos eruditos não portugueses.

John P. Cann

John P. Cann, oficial-aviador da Marinha norte-Americana na reserva, fez parte do gabinete do Secretário Auxiliar da Defesa para Operações Especiais e Conflitos de Baixa Intensidade e, depois, do gabinete do Subsecretário de Estado da Defesa.

Doutorado em Estudos de Guerra pelo King's College, da Universidade de Londres, tem publicado artigos sobre o tema da contra-insurreição. Prestou também serviço no Pentágono e no comando Ibérico da Nato, em Oeiras.

Comentários
Pesquisa Rápida
 Pesquisa Avançada
Informação de Autor
Outros Autores
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Notícias
osCommerce