135.00€

A 2ª DIVISÃO PORTUGUESA NA BATALHA DO LYS (9 de Abril de 1918) * Major Vasco de Carvalho Pref. Sr. General F. Tamagnini * 1924

A 2ª DIVISÃO PORTUGUESA NA BATALHA DO LYS (9 de Abril de 1918) * Major Vasco de Carvalho Pref. Sr. General F. Tamagnini * 1924

A 2ª Divisão Portuguesa na Batalha do Lys

( 9 de Abril de 1918 )

Major Vasco de Carvalho

Prefácio do Sr. General F. Tamagnini - (Comandante do Corpo Expedicionário a França)

Com 2 cartas e 15 gravuras extra-texto.

Lusitania Editora. Lisboa. 1924.

Brochado; Ilustrado;Com XVI, 414, II págs.

OBS.:

No prefácio o General Tamagnini descreve algumas das causas que ocasionaram a desmoralização das tropas portuguesas e afirma: «neste livro vae o leitor encontrar uma descripção minuciosa do ataque de 9 de Abril, a narrativa circunstanciada da acção das unidades das diferentes armas que constituíam a nossa divisão e um estudo analytico da situação durante os dias que precederam o ataque. Pelo menos que eu conheça, não ha publicada descripção mais completa e verdadeira.»

O autor afirma: «Bem contra nossa vontade, foi-nos indispensável escrever considerações de ordem política, sob pena de fazermos obra truncada.»

O autor foi testemunha presencial do ataque pois fazia parte do Estado Maior da Divisão Portuguesa. Além do que fica dito no prefácio, o autor nas primeiras cem páginas da obra estuda e identifica, contextualizando com a situação política em Portugal, as causas da desmoralização das tropas portuguesas e as péssimas condições em que, desde o início, decorreu toda a intervenção Portuguesa na frente Ocidental, na Flandres.

Obra muito importante para o estudo e conhecimento de um evento histórico envolvido em polémica, por ter sido politizado e manipulado até aos dias de hoje.

Comentários
Pesquisa Rápida
 Pesquisa Avançada
Informação de Autor
Outros Autores
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Notícias
osCommerce